Naked cakes: a nova tendência de pastelaria



Depois dos cupcakes, chegaram os naked cakes (literalmente, “bolos nus”). A nova tendência de pastelaria são estes bolos de massa esponjosa e sem as tradicionais coberturas de massapão ou de glacé. Mas mesmo sem cobertura, são surpreendentemente bem decorados. O resultado são bolos encantadores com que todos os noivos sonham para o dia do seu casamento.


A massa pode ser simples, aromatizada com baunilha, laranja ou limão, ou até de chocolate. Mas o verdadeiro segredo são os cremes entre as camadas e a decoração. As camadas de creme entre a massa pode ser de nata, chocolate, baunilha ou merengue. Já a decoração pode ser com fruta, flores, raspas de chocolate, açúcar em pó ou caramelo.



No caso dos casamentos, é habitual uma decoração que combine com o próprio casamento: por exemplo, podem escolher-se as mesmas flores silvestres para o ramo e para decorar o vestido. Não têm necessariamente que ser flores comestíveis: há bolos decorados com rosas ou gérberas, por exemplo. Este é o outro motivo que torna os naked cakes tão populares.



Pessoalmente, acho que outro grande atractivo dos naked cakes é permitir-nos desfrutar do verdadeiro sabor do bolo. Normalmente, o açúcar do glacé e do massapão camuflam qualquer outra nota que o bolo possa ter e tornam-no demasiado doces. Assim, os naked cakes são uma opção muito mais fresca para o grande dia, especialmente para quem casa no Verão. Um bolo com creme de limão e decorado com chocolate branco, por exemplo, é uma opção cada vez mais popular.



Ainda assim, quem tem uma fraqueza pelos doces pode escolher um naked cake brigadeiro. A massa é feita de chocolate, com um creme de chocolate ou bolos brigadeiros no topo. Parece verdadeiramente irresistível, e de certeza que os seus convidados não se vão esquecer do seu casamento! Em Portugal, já há pastelarias a fazer naked cakes por todo o país, especialmente em Lisboa, Porto e Braga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas para escolher a costureira certa

Os benefícios da fisioterapia para pacientes com doenças crónicas

Planeamento de Festas Sustentáveis: Como Celebrar de Forma Eco-Friendly