Tipos de Combustíveis para Aquecer a Casa - Vantagens e Desvantagens


Todos os invernos, os portugueses perguntam-se qual é a forma mais barata de aquecer a casa. É preferível a lareira a lenha ou a salamandra a pellets? O ar condicionado ou o aquecimento central? O aquecimento a gás canalizado ou a gasóleo? Hoje vamos comprar os diferentes tipos de combustíveis para aquecer a casa, bem como as suas vantagens e desvantagens.






Lenha 


Se tiver um terreno, ou se vive numa zona rural, é possível que a lenha tenha um custo mais baixo do que outros combustíveis. Além disso, apesar de não ser ideal cortar árvores, continua a ser preferível às emissões de carbono associadas ao gás e ao gasóleo. Por último, muitas pessoas adoram ver a chama e acham a lareira aconchegante.


No entanto, a lenha ocupa muito espaço e não pode ser armazenada de qualquer forma, porque precisa de se manter seca. Depois, queimar lenha produz fumo que afecta a qualidade do ar, pelo que não é adequada para quem tem asma ou outros problemas respiratórios. E claro, a instalação da lareira implica construir uma chaminé e fazer uma limpeza anual.



Pellets


Está demonstrado que os pellets são mais eficientes do que a lenha a gerar calor e que produzem menos poluentes. Isto acontece porque queimam lentamente e de forma uniforme. A juntar a estas vantagens, também são mais económicos do que a lenha para quem vive na cidade e ocupam menos espaço.


Por outro lado, uma salamandra a pellets também pode ser um investimento considerável. Não só tem de adquirir o equipamento, como tratar da instalação (que, mesmo assim, é mais barata do que fazer uma lareira nova). O armazenamento, apesar de exigir menos espaço do que a lenha, também é uma questão a ter em consideração em apartamentos. 




Gasóleo


O aquecimento central a gasóleo ainda é usado por muitos portugueses que instalaram radiadores nos anos 90 e nos anos 2000. Tem a vantagem de ser muito eficiente e de ser uma fonte de energia contínua. Desde que tenha o depósito cheio, não precisa de fazer nada para ligar os radiadores.


No entanto, o preço do gasóleo tornou-se quase proibitivo nos últimos anos. A par disto, a inflação também afectou o preço da manutenção e da reparação dos sistemas de aquecimento central a gasóleo. E claro, o gasóleo é das piores opções para o meio ambiente, já que liberta poluentes e aumenta o efeito de estufa.




Gás Canalizado


Quem vive em apartamentos não pode ter um tanque de gasóleo. Por isso, é mais comum encontrar sistemas de aquecimento central que usam gás canalizado como combustível. Este sistema é muito conveniente, eficiente e verdadeiramente contínuo, porque nem tem de se preocupar com encher o depósito. Em relação ao gasóleo, também é menos poluente.


No entanto, tal como gasóleo e a electricidade, o gás canalizado está sujeito a flutuações de preço. Em determinadas alturas, é demasiado dispendioso. Além disso, nem todas as casas têm acesso à rede de gás canalizado, pelo que pode não ser uma opção para si. E para terminar, não podemos esquecer os riscos de segurança. 




Electricidade


A electricidade é o único combustível que não gera emissões directas para a atmosfera. No entanto, dado que há electricidade produzida com combustíveis fósseis, não é completamente neutra. No futuro, se produzirmos electricidade apenas com energias renováveis, será sem dúvida a melhor opção.


A grande desvantagem da electricidade para aquecer a casa (através da instalação de ar condicionado ou radiadores eléctricos) é a que todos os portugueses já conhecem: o preço. Continuamos a ser dos países da UE onde a electricidade é mais cara, por isso há muitas famílias que não conseguem suportar o custo.


Escolher o combustível ideal para aquecer a casa obriga-o a considerar o custo, a eficiência, a disponibilidade e o impacto ambiental de cada um. A lenha e os pellets oferecem soluções mais sustentáveis e económicas para áreas rurais. Na cidade o gás canalizado e a electricidade são mais eficientes  e cómodas. No entanto, como se costuma dizer, “não há almoços grátis”: todos os combustíveis têm um preço! 






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas para escolher a costureira certa

Renovação de Móveis: Serviço de Estofador de Sofás com expertise

Anúncios Impressos vs. Anúncios Digitais: vantagens e desvantagens de cada formato