O que há de mal na francesinha?

A francesinha é o maior ícone culinário do Porto. Não é conhecida por ser uma refeição particularmente saudável - mas perguntámos a nutricionistas no Porto quão “má” é, afinal, a famosa iguaria. O melhor é saber o que estamos a comer!

Enchidos

A opinião é universal entre os nutricionistas: o “pior” ingrediente da francesinha são os enchidos (a linguiça fresca e a mortadela). Normalmente, os enchidos têm bastante gordura, algo que não recomendável para quem tem problemas de colesterol e de pressão arterial. Depois, como a francesinha leva um bife de vitela, contribuem para uma quantidade de proteína excessiva numa só refeição. O valor calórico pode variar, mas ronda facilmente os 200 calorias.

Ovo

O ovo é um alimento muito completo, mas numa refeição que já leva bife, enchidos e queijo, será que é preciso juntar esta camada extra de proteína? Os especialistas em nutricionismo acreditam que não, e o ovo “extra” por cima é algo que deve dispensar. Dispense o ovo estrelado da francesinha e reserve-o para outra refeição - até porque o ovo estrelado tem à volta de 100 calorias, esclarecem os nutricionistas.

Batatas fritas

Francesinha sem batatas? Claro que sim! A francesinha por si só já costuma levar bastante gordura: no molho (devido ao azeite e ao álcool), nos enchidos (nomeadamente na linguiça fresca) e até no pão de forma. Por isso, comer batatas fritas como “acompanhamento” é totalmente dispensável, advertem os nutricionistas. Lembre-se que cada 100 gramas de batatas fritas tem 312 calorias!

Se está à procura de nutricionistas no Porto, veja o top de profissionais registados na Fixando. Já há centenas de especialistas de nutricionismo na plataforma, por isso vale a pena pedir orçamentos e comprar preços. Faça um pedido em menos de um minuto!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas para escolher a costureira certa

Os benefícios da fisioterapia para pacientes com doenças crónicas

Planeamento de Festas Sustentáveis: Como Celebrar de Forma Eco-Friendly