O que é um alfaiate?




“Alfaiate” é uma daquelas palavras que já todos ouvimos, mas talvez não saiba o que significa. Um alfaiata é, por assim dizer, uma versão masculina da palavra “costureira”, tal como barbeiro/ cabeleireira.


Os alfaiates especializam-se na criação e arranjo de roupas masculinas, incluindo fatos, calças, coletes e blazers. Tanto podem fazer todas estas peças à medida, como arranjar um fato para que tenha um fit perfeito. Aliás, se já comprou um fato, sabe que quase sempre são necessárias alterações para assentar que nem uma luva. Muitas lojas que se especializam em roupa masculina continuam a ter um alfaiate a trabalhar a tempo inteiro para fazer estes ajustes para o cliente. Dependendo da complexidade do trabalho, pode até exigir várias provas.


Contudo, hoje em dia, o público dos alfaiates não é necessariamente masculino. Apesar de a maioria dos clientes dos alfaiates continuarem a ser homens, há cada vez mais alfaiates que também criam fatos e outras roupas para mulher (ternos, coletes, etc), que eram tradicionalmente masculinas.


Em qualquer um dos casos, se tem um fato com linhas e tecidos clássicos que precisa de reajustar – quer por ter ganho ou perdido peso – é provável que o um alfaiate seja a pessoa certa para arranjar a peça. Os blazers e as calças de fato são peças difíceis de confeccionar, e qualquer corte ou vinco fora do sítio pode deitar tudo a perder. Lembre-se que, se os tecidos são de qualidade, é sempre mais barato ir a um alfaiate arranjar do que comprar um novo!


Os alfaiates que não trabalham directamente com clientes privados podem dedicar-se ao figurinismo. Isto é, a criar, arranjar, organizar e conservar o vestuário utilizado por actores, apresentadores e figurantes em espectáculos de teatro, cinema e televisão, eventos, etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas para escolher a costureira certa

Os benefícios da fisioterapia para pacientes com doenças crónicas

Planeamento de Festas Sustentáveis: Como Celebrar de Forma Eco-Friendly