Principais cuidados com o piercing



Depois de furar as orelhas, fazer um piercing ou uma tatuagem, é importante deixar a pele recuperar. Deve ter alguns cuidados com o piercing para que não infeccione e não fechar.


Alguns sites recomendam ter a vacina do tétano e da hepatite em dia antes de fazer o piercing. No entanto, o melhor é procurar uma loja de piercings confiável e que cumpra as normas de higiene. Usar materiais hipoalergénicos e uma agulha diferente para cada cliente evita que tenha qualquer um destes problemas. Portanto, aqui estão os cuidados com o piercing que dependem de si:


1 - Manter o piercing sempre limpe e seco


O piercing tem maior probabilidade de infectar durante o primeiro mês. Por isso, deve ter cuidados redobrados de higiene. É recomendável limpar a pele à volta do piercing com soro fisiológico e desinfectar com um creme ou produto próprio recomendado pelo profissional. Se o piercing for no corpo (por exemplo, no umbigo, no mamilo, etc), use sabão antibacteriano para tomar banho. Depois, use uma gaze para secar a área. Se o piercing for numa zona do corpo mais exposta (i.e., nariz ou sobrancelha), pode repetir este procedimento várias vezes ao dia.


2 - Rodar o piercing


Outro cuidado que deve ter depois de fazer um piercing ou de furar as orelhas é rodar o piercing/ brinco pelo menos duas vezes ao dia. Como o corpo interpreta o piercing como uma ferida, é normal ficar vermelho e libertar algumas secreções, como se fosse formar uma crosta para sarar a pele. Rodar o piercing vai removendo as secreções que se acumulam e evita que se acumule aquilo que é conhecido como “ear cheese”.


3 - Se achar que o piercing está a inflamar


Se achar que o piercing está a inflamar ou a infectar, peça ajuda a uma terceira pessoa ou a enfermeiro para desinfectar a ferida. No caso de ter sangramento ou pus, procure uma clínica de enfermagem ou vá até ao centro de saúde para lancetar a ferida e extrair o pus na totalidade. Vai precisar de desinfectar a ferida. 


Quer investir numa tatuagem? Procure os preços de serviços de bem-estar na sua zona!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas para escolher a costureira certa

Os benefícios da fisioterapia para pacientes com doenças crónicas

Planeamento de Festas Sustentáveis: Como Celebrar de Forma Eco-Friendly