Que diferenças existem entre imagem e fotografia?




Para a maioria das pessoas, uma fotografia é uma imagem. No entanto, para quem trabalha em fotografia, há uma diferença entre imagem e fotografia. Quando falamos de uma imagem não processada, é uma fotografia. Quando há uma pós-edição da fotografia, é uma imagem.


Há ainda outra definição, que outros fotógrafos que seguem a corrente visual preferem. Nesse caso, precisa de responder à pergunta: a imagem final mostra algo que é real, mesmo depois da edição e do processamento? Nesse caso, é uma fotografia.


Contudo, se a fotografia tiver vários efeitos que distorcem a realidade, ou se é uma montagem, então é uma imagem. Por exemplo, segundo esta definição, uma imagem final com as cores distorcidas não é uma fotografia.


Por outro lado, se usar uma montagem para conseguir uma panorâmica que replique aquilo que observador vê, então a imagem final parece real e é considerada uma fotografia.


Como vê, a diferença entre uma imagem e uma fotografia só existe para os puristas. Para a maioria de nós, desde que a imagem tenha sido gerada por uma máquina fotográfica, será sempre uma foto, mesmo que tenha uma composição surrealista ou muito processamento.


As famosas fotografias de bebé de Anne Geddes talvez não fossem consideradas uma fotografia. Mas se o que quer é uma imagem amorosa do seu bebé, isso não importa nada. Explique o estilo de fotografia de bebé que procura ao fotógrafo e, consoante a sua política, pode conseguir ter uma imagem ou uma fotografia.

Se está a tentar organizar uma sessão fotográfica e uma sessão fotográfica de bebé, procure na Fixando. Assim, vai receber até 5 orçamentos gratuitos e pode ver o perfil do fotógrafo para conhecer melhor o portefólio, o seu estilo e as avaliações de clientes anteriores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas para escolher a costureira certa

Os benefícios da fisioterapia para pacientes com doenças crónicas

Planeamento de Festas Sustentáveis: Como Celebrar de Forma Eco-Friendly