Renovação de Móveis: Serviço de Estofador de Sofás com expertise


Todos sabemos que os preços subiram muito nos últimos anos. O açúcar, a farinha, o azeite… mas também os electrodomésticos e o mobiliário. Ainda hoje vi um aspirador vertical que comprei por 88€ em Outubro de 2022 (há um ano e três meses, portanto) a 150€, por exemplo. E, no que toca à mobília, a taxa de inflação é semelhante. Até as cómodas Malm do IKEA subiram de preço! Por isso, agora que está na altura de trocar o sofá, estamos a pensar que é melhor estofar do que comprar um novo.


O que se passa com o preço dos sofás?


O sofá que temos em casa foi comprado em 2011 numa loja tradicional de bairro que já fechou. Tem três lugares e uma chaise longue, imenso espaço, é super confortável e ao final do dia, quando estou cansada, só me apetece atirar-me para o sofá. Apesar da idade, a espuma ainda está em bastante bom estado e não afunda. Então, qual é o problema? Tem uma mancha de vomitado de bebé que nunca saiu e um lado da chaise está completamente destruído pela nossa gata, que o confundia com o arranhador. 


Andámos à procura de um sofá cama de 3 lugares e o tradicional Friheten, que tem um design parecido mas é mais pequeno, está a 569€. Andei a ver e mesmo usado, no OLX, estava a 490€. E, sendo sincera, também não adoro a ideia de comprar um sofá em segunda mão. Depois é preciso uma limpeza profissional profunda para eliminar os ácaros, pêlos de animais, percevejos e outras potenciais pestes domésticas! Já para não falar do problema do transporte,  porque não somos prós a montar e desmontar sofás do IKEA.


Por isso, lancei-me à procura de sofás-cama online. Vi as promoções da Black Friday em Novembro, vi os sofás de exposição que podiam estar com desconto, corri IKEA, Conforama, Jysk e OK Sofás, enfim… Os mais baratos pareciam ter todos pouca qualidade. Qualquer coisa gira, com um mínimo de design e conforto, ia para cima de 800€ e voltávamos sempre ao Friheten. Mas, como não temos carrinha para transportar o sofá, e o sofá nem sequer cabe no elevador do prédio, temos de pagar o transporte.


O transporte até dentro de casa, que era a opção ideal para nós, fica a 39€. O transporte até casa e para colocar na sala (sem montagem!) ficava a 59€. Ou seja, no mínimo, o Friheten ficava a 608€. E gastar 600€ para ter um sofá mais pequeno, menos confortável (porque me parece menos almofadado), não era uma coisa que nos estivesse a convencer de todo. Conclusão: acabei por procurar fabricantes de sofá no OLX, que me sugeriram procurar um estofador de sofás.


Quanto me custou estofar o sofá?


O preço para o estofador de sofás depende do tamanho do sofá, do tecido que escolher para estofar o sofá e, claro, da distância para recolha e entrega do sofá. No meu caso, o sofá é bastante grande (a parte de sofá dá para 3 pessoas e tem a chaise longue) e escolhi um tecido resistente, que não era dos mais baratos. Ainda assim, no total paguei 425€ para restaurar o sofá e ficou como novo! O preço médio de um estofador de sofás, segundo a Fixando, é 462€. 


Encontrei o estofador online, veio a minha casa buscar o sofá e trouxe várias amostras de tecido. Havia tecidos de várias cores e de muitas texturas (imitação de pele, com e sem textura, veludo, anti-gato, etc) e acabei por escolher uma cor mais clara do que a tinha originalmente, para tornar a decoração mais leve. Uma semana depois, vieram entregar o sofá a minha casa e não me cobraram nada por ter de subir pelas escadas com a parte do sofá que não cabia no elevador! 


Se quisesse poupar um bocadinho mais, o estofador disse que poderia estofar só a chaise longue. Nesse caso tinha de escolher um tecido que combinasse bem com o resto do sofá, e para ser sincera achei que não era a melhor opção. Não gosto de sofás de duas cores e acho que me ia limitar demasiado nas escolhas para o resto da decoração (tapetes, cortinas, etc). Contudo, seria uma opção mais barata e que resolvia o problema.


Portanto, se têm um sofá de que gostam… procurem primeiro um orçamento para voltar a estofar. Gostam do design e da cor mas precisa de espuma? Dá para fazer. Está em bom estado, mas completamente arranhado, como o meu? O estofador trata. Querem só mudar a cor do sofá para dar um refresh na decoração? É mais ecológico reaproveitar em vez de comprar novo. Só bons motivos!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas para escolher a costureira certa

Os benefícios da fisioterapia para pacientes com doenças crónicas

Planeamento de Festas Sustentáveis: Como Celebrar de Forma Eco-Friendly